1 tk no perl - 5º parte Seg Abr 29, 2013 10:22 pm
Moedas : 201
Mensagens : 92
Humor : *-*
Reputação : 5
Mensagens : 92
Humor : *-*
Reputação : 5
hacker fts315
bom galera essa e a 5º parte do tutorial, se vcs viram os outros tuto ja sabe oq eu vou falar kkkkk
nesse tutorial vou começar ensinando como colocar uma imagem *-*, para começar vamos ter q declarar um outro modulo do tk q é o Tk::JPEG para poder carregar imagem jpeg;
agora usamos o metodo Photo, passamos como argumento o atributo file com o endereço da imagem
agora dentro de um Label passamos como argumento o atributo image com a variavel q agente atribuiu o Photo
alguns tipos de imagem nao e necessario Tk::JPEG um exemplo e o gif
agora vamos desenhar alguns retangulos, linhas, e circulos ^^ , para isso vamos declarar o metodo Canvas
agora usamos o metodo createOval para variavel do canvas para criar um circulo passamos como argumento 4 numeros q representa as posiçoes, os dois primeiros sao posiçao inicial e os dois ultimos posiçao final, tambem usamos o atributo fill para escolher a cor
para criar um retangulo ou quadrado basta substituir createOval por createRectangle
por ultimo a linha para isso usamos createLine, ele e mesma coisa so q usa as posiçao para manipular a direçao q vai a linha '-'
quando tem mais de um desenho o segundo vai ficar por cima, veja um exemplo da bandeira do japao
ta ta ta eu sei foi um pequeno erro de calculo u.u , bom galera ja ate o proximo tuto
by hacker fts315
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
$fts = MainWindow->new;
MainLoop;
nesse tutorial vou começar ensinando como colocar uma imagem *-*, para começar vamos ter q declarar um outro modulo do tk q é o Tk::JPEG para poder carregar imagem jpeg;
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
use Tk::JPEG;
$fts = MainWindow->new;
MainLoop;
agora usamos o metodo Photo, passamos como argumento o atributo file com o endereço da imagem
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
use Tk::JPEG;
$fts = MainWindow->new;
$hack = $fts->Photo(-file=>"pcbots hacker.jpeg");
MainLoop;
agora dentro de um Label passamos como argumento o atributo image com a variavel q agente atribuiu o Photo
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
use Tk::JPEG;
$fts = MainWindow->new;
$hack = $fts->Photo(-file=>"pcbots hacker.jpeg");
$lol = $fts->Label(-image=>$hack)->pack;
MainLoop;
alguns tipos de imagem nao e necessario Tk::JPEG um exemplo e o gif
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
$fts = MainWindow->new;
$hack = $fts->Photo(-file=>"hackg.gif");
$lol = $fts->Label(-image=>$hack)->pack;
MainLoop;
agora vamos desenhar alguns retangulos, linhas, e circulos ^^ , para isso vamos declarar o metodo Canvas
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
$fts = MainWindow->new;
$hack = $fts->Canvas()->pack;
MainLoop;
agora usamos o metodo createOval para variavel do canvas para criar um circulo passamos como argumento 4 numeros q representa as posiçoes, os dois primeiros sao posiçao inicial e os dois ultimos posiçao final, tambem usamos o atributo fill para escolher a cor
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
$fts = MainWindow->new;
$hack = $fts->Canvas()->pack;
$lol = $hack->createOval(50,50,150,150,-fill=>"red");
MainLoop;
para criar um retangulo ou quadrado basta substituir createOval por createRectangle
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
$fts = MainWindow->new;
$hack = $fts->Canvas()->pack;
$lol = $hack->createRectangle(50,50,150,150,-fill=>"blue");
MainLoop;
por ultimo a linha para isso usamos createLine, ele e mesma coisa so q usa as posiçao para manipular a direçao q vai a linha '-'
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
$fts = MainWindow->new;
$hack = $fts->Canvas()->pack;
$lol = $hack->createLine(50,50,100,50,-fill=>"brown");
MainLoop;
quando tem mais de um desenho o segundo vai ficar por cima, veja um exemplo da bandeira do japao
- Código:
#!/usr/bin/perl
use Tk;
$fts = MainWindow->new;
$hack = $fts->Canvas()->pack;
$lol = $hack->createRectangle(100,100,250,200,-fill=>"white");
$vish = $hack->createOval(150,160,180,180,-fill=>"red");
MainLoop;
ta ta ta eu sei foi um pequeno erro de calculo u.u , bom galera ja ate o proximo tuto
by hacker fts315