Bem vindo ao LifeGames Demo
Cadastre-se agora para ter acesso a todos os nossos recursos. Uma vez cadastrado e logado, você será capaz de criar tópicos, postar respostas a tópicos já existentes, a reputação de seus companheiros, começar seu próprio mensageiro privado, atualizações de status post, gerir o seu perfil e muito mais. Esta mensagem será removida assim que tiver logado.
Entrar Cadastre-se


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

gtk em c/c++ - 4º parte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1gtk em c/c++ - 4º parte Empty gtk em c/c++ - 4º parte Sex maio 24, 2013 8:51 pm

Moedas Moedas : 201
Mensagens Mensagens : 92
Humor Humor : *-*
Reputação Reputação : 5
Quebra de regras:
gtk em c/c++ - 4º parte Left_bar_bleue0 / 1000 / 100gtk em c/c++ - 4º parte Right_bar_bleue

hacker fts315

hacker fts315

Moderador Informática

Moderador Informática

bom galera essa e a 4º parte do tutorial de gtk em c/c++, para começar o tuto fazemos uma janela simples

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   gtk_widget_show(janela);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

no tutorial anterior eu falei sobre o label nesse eu vou falar sobre os button eventos e ensinar como posicionar os objetos dentro de um fixed, para começar vamos criar um botao com a funçao gtk_button_new_with_label passamos como argumento uma string, tambem atribuimos ele a ponteiro do tipo GtkWidget

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_widget_show(janela);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

agora agente coloca o botao na janela e depois chama ele com as funçoes gtk_container_add e gtk_widget_show q foi ensinado no tutorial anterior com label

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

o botao ta pronto agora vamos criar um evento com ele com a funçao g_signal_connect, passamos como argumento o obejto q agente quer manipular q no caso e o botao, o evento q no caso vamos usar "clicked" , o callback q no caso vamos usar a funçao gtk_main_quit q seria finalizar o programa, e o NULL

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

quando agente aperta no botao o programa e finalizado graças a funçao gtk_main_quit, agente poderia criar uma funçao tambem e passar ela como argumento na funçao g_signal_connect veja

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

void fts_sair(void)
{
   gtk_main_quit();
}

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(fts_sair),NULL);
   gtk_main();
}

dependendo do tipo de objeto ou evento a alguns tipos de passagem de argumento no caso do clicked usamos esses ponteiros como argumentos GtkWidget e gpointer onde agente coloca NULL seria a passagem de argumento para gpointer

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

void fts_sair(GtkWidget *objeto, gpointer *passagem)
{
   g_print("%s\n",passagem);
}

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   char fts[] = "hacker fts315";   
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("escrever no terminal");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(fts_sair),fts);
   gtk_main();
}

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

tambem poderia usar a funçao g_signal_connect_swapped q inverteria os argumentos

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

void fts_sair(gpointer *passagem, GtkWidget objeto)
{
   g_print("%s\n",passagem);
}

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   char fts[] = "hacker fts315";   
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("escrever no terminal");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect_swapped(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(fts_sair),fts);
   gtk_main();
}

muitas vezes e melhor criar variaveis ou ponteiros globais para poder acessar por todas as funçoes, muitos programadores nao recomenda pelo seguinte motivo a variavel global so e liberada da memoria quando programa e finalizado porem quando mexemos com algo q vai ficar da execuçao a finalizaçao pode ser uma boa ou nao isso depende

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

GtkWidget *janela, *botao;
char fts[] = "hacker fts315";

void fts_sair(void)
{
   g_print("%s\n",fts);
}

int main(int argc, char **argv)
{   
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("escrever no terminal");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(fts_sair),NULL);
   gtk_main();
}

tambem na hora de chamar as janelas com a funçao gtk_widget_show, quando existe outros widget dentro do mesmo podemos usar gtk_widget_show_all assim vai chamar todos os widgets

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
  GtkWidget *janela, *botao;
  gtk_init(&argc,&argv);
  janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
  botao = gtk_button_new_with_label("sair");
  gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
  gtk_widget_show_all(janela);
  g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
  gtk_main();
}

se vc percebeu o objeto botao ocupo todo a janela para agente pode posicionar usamos o objeto fixed, para criar um fixed usamos a funçao gtk_fixed_new e atribuimos ele a um ponteiro GtkWidget, tambem colocamos ele na janela

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
  GtkWidget *janela, *fixo, *botao;
  gtk_init(&argc,&argv);
  janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
  fixo = gtk_fixed_new();
  botao = gtk_button_new_with_label("fts315");
  gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),fixo);
  gtk_widget_show_all(janela);
  g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
  gtk_main();
}

ao inves da gente usar a funçao gtk_container_add para adicionar o botao no fixed usamos a funçao gtk_fixed_put e passamos como argumento o fixed, o objeto e a posiçao da esquerda para direita e a posiçao de cima para baixo

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
  GtkWidget *janela, *fixo, *botao;
  gtk_init(&argc,&argv);
  janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
  fixo = gtk_fixed_new();
  botao = gtk_button_new_with_label("fts315");
  gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),fixo);
  gtk_fixed_put(GTK_FIXED(fixo),botao,100,100);
  gtk_widget_show_all(janela);
  g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
  gtk_main();
}

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

bom galera ate o proximo ^^

by hacker fts315

https://www.facebook.com/hacker.fts315

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos